Envio de trabalhos

Envio de trabalhos

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CBSH 2024

.

Calendário de Datas

12 de abril de 2024
Divulgação das Normas para submissão de trabalhos

12 de abril de 2024
Abertura da Plataforma para submissão de trabalhos

13 de maio de 2024
Encerramento – data limite para submissão de propostas em Conferências, Mesas Redondas, Minicursos, Simpósios, Discussão de Caso Clínico e Vivências

27 de maio de 2024
Divulgação das atividades aprovadas para as Conferências, Mesas Redondas, Minicursos, Simpósios, Discussão de Caso Clínico e Vivências

15 de junho de 2024
Encerramento – data limite para submissão de propostas em Temas Livres e Pôsteres

15 de julho de 2024
Divulgação das atividades aprovadas para os Temas Livres e Pôsteres

 

Diretrizes gerais para submissão das atividades científicas

  1. A pessoa proponente deverá utilizar o sistema de submissão da plataforma do congresso e poderá submeter até cinco (5) trabalhos nas diferentes modalidades de atividades científicas, desde que respeite as datas, critérios e diretrizes estabelecidos nestas normas.
  2. Somente serão aceitas propostas de atividades científicas nas seguintes modalidades: Conferências, Mesas Redondas, Minicursos, Simpósios, Discussão de Caso Clínico e Vivências, Temas Livres e Pôsteres.
  3. Para que os trabalhos e apresentações sejam avaliados, a pessoa proponente deverá submeter o resumo de sua atividade conforme as diretrizes estabelecidas nestas normas. Os resumos submetidos que não estiverem em conformidade com as regras dessa publicação não serão aceitos.
  4. Os resumos submetidos por outros meios que não sejam através desta plataforma não serão considerados para avaliação. Exceto pela chamada direcionada aos Grupos de Pesquisa registrados no CNPq, feita mediante convite específico com o objetivo de fomentar e promover a produção científica desses grupos.
  5. Os resumos que descrevem essas apresentações deverão ser escritos em português e o conteúdo deve ser original e não deverão ter sido publicados ou apresentados em outra reunião científica nacional. 
  6. A pessoa proponente responsável por submeter a atividade proposta deve realizar sua inscrição no Congresso e efetuar o pagamento conforme a modalidade correspondente. É necessário que a pessoa proponente esteja devidamente inscrita no Congresso para efetuar a submissão. Resumos que forem submetidos sem que haja uma inscrição correspondente paga até a data limite estabelecida para cada submissão de propostas não serão avaliados, sem exceções.
  7. No caso das atividades que envolvam a participação de mais de uma pessoa, como Mesas Redondas, Minicursos e Simpósios, é necessário que o pagamento das demais pessoas envolvidas na apresentação seja realizado até a data limite estabelecida para cada submissão de propostas. Se todas as pessoas envolvidas na apresentação não efetuarem o pagamento dentro do prazo estabelecido, a proposta da atividade não será considerada para avaliação.
  8. Não envie o mesmo resumo mais de uma vez. Se houver necessidade de fazer alterações no resumo já submetido ou se surgirem dificuldades durante a submissão, entre em contato conosco por e-mail (cientifica@cbsh.org.br) a qualquer momento antes da data limite para submissão de propostas.
  9. A grade da programação apresentada pode sofrer alterações quanto ao tipo da atividade científica para melhor ajustar as propostas recebidas e aprovadas pela Comissão Científica.
  10. As Presidências do Congresso, assim como as Comissões Científicas e Organizadoras, reservam-se o direito de alterar qualquer parte destas disposições sem aviso prévio. Qualquer mudança será publicada e divulgada nos canais de comunicação do congresso.

 

Diretrizes específicas para submissão das atividades científicas

  1. Para submeter uma atividade científica, a pessoa proponente deverá acessar com seu login e senha a mesma área reservada na qual se registrou para o CBSH (https://cbsh2024.evento.med.br/inscricao/) e no canto superior direito (botão verde), clicar em ‘ENVIAR TRABALHO‘. Um tutorial foi criado para auxiliar as pessoas e pode ser acessado neste endereço: https://www.cbsh.org.br/site/tutorial-envio-de-trabalhos/
  2. Para o processo do preenchimento, o ‘Título do trabalho‘ da atividade proposta deve ser preenchido. No caso das atividades científicas que envolvam a participação de mais de uma pessoa, como Mesas Redondas, Minicursos e Simpósios, o título deve corresponder ao nome atribuído à atividade como um todo, e não aos títulos individuais de cada apresentação.
  3. A pessoa proponente indicará qual a modalidade de atividade científica a que se refere o resumo que ela irá submeter. As modalidades das atividades científicas e as descrições são:

 

MESA-REDONDA: Três (3) pessoas apresentam trabalhos e reflexões sobre um tema/assunto específico. Após as apresentações individuais, conduzidas em sequência, um debate moderado é realizado entre as pessoas que apresentaram. Durante o debate, a pessoa responsável pela moderação coordena as discussões, permitindo que as pessoas que apresentaram troquem ideias, discutam pontos de vista divergentes e explorem diferentes perspectivas sobre o tema em questão. Além disso, há espaço reservado para perguntas da plateia, as quais são coordenadas pela moderação para garantir relevância e contribuição para o debate – Duração: 90 minutos para três (3) participantes permitindo apresentações abrangentes seguidas por um debate substancial e interação com a audiência. 

 

SIMPÓSIO: Três (3) ou quatro (4) pessoas de uma mesma instituição ou entidade apresentam trabalhos e reflexões sobre um mesmo tema ou variedades de temas relacionados. Após as apresentações individuais, conduzidas em sequência, se houver tempo hábil, a pessoa responsável pela moderação coordena as discussões com a plateia, permitindo ampliar as perspectivas discutidas – Duração: 90 minutos para permitir apresentações abrangentes.

 

CONFERÊNCIA: Apresentação individual por uma (1) pessoa especialista e renomada em um tema específico e/ou com grande experiência em um determinado campo, sem interação com a plateia. Duração: 30 minutos para permitir uma exposição robusta do tema.

 

DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS: Apresentação de casos clínicos por profissionais da área de saúde, seguida por análise e discussão envolvendo tanto as pessoas  apresentadoras quanto a plateia. A submissão desta modalidade é feita individualmente pela pessoa interessada em apresentar um (1) caso para discussão – Duração: 90 minutos para permitir uma discussão abrangente de um maior número de casos possíveis. O tempo destinado para cada caso dependerá do número de propostas aprovadas, garantindo uma análise adequada e participação ativa de todas as pessoas envolvidas.

 

VIVÊNCIA: Uma atividade prática e interativa na qual a plateia tem a oportunidade de experimentar e vivenciar conceitos ou técnicas específicas relacionadas a um tema. Guiadas por facilitadores, as pessoas participantes são incentivadas a interagir ativamente e a refletir sobre suas experiências. A submissão desta modalidade é feita individualmente pela pessoa interessada na execução desta atividade vivencial, representada ou não por um grupo – Duração: 90 minutos são destinados a proporcionar uma imersão satisfatória para alcançar os objetivos da vivência proposta, mantendo um equilíbrio cuidadoso entre o tempo disponível e a profundidade da atividade.

 

MINICURSO: Uma sessão de ensino prático e interativo focada em um tópico específico, na qual as pessoas participantes têm a oportunidade de adquirir habilidades e conhecimentos práticos. Guiados por instrutores especializados, as pessoas participantes são incentivadas a estarem presentes ativamente e a aplicar os conceitos aprendidos. A submissão de propostas de minicursos é realizada individualmente pela pessoa interessada na execução desta atividade vivencial, representada ou não por um par ou um grupo que conduzirá a atividade. Os minicursos são atividades cobradas à parte do valor da inscrição do Congresso e o valor arrecadado é destinado ao pagamento dos custos do evento. Duração: 3 horas para uma execução direta e orientada, conforme os objetivos de aprendizagem e a abrangência do conteúdo proposto.

 

TEMAS LIVRES E PÔSTERES: Sessões dedicadas à apresentação de trabalhos e reflexões sobre diversos temas, independentemente de estarem dentro de uma área específica ou não. Proporcionam uma plataforma para o compartilhamento de conhecimento científico e a discussão entre as pessoas participantes sobre uma ampla gama de assuntos. As submissões de temas livres e pôsteres são realizadas individualmente pelas pessoas interessadas, abrangendo uma variedade de tópicos relevantes para o congresso. Os trabalhos selecionados são apresentados oralmente ou em formato de pôster, conforme determinado pela Comissão Científica do congresso. Duração: Variável, dependendo do número de trabalhos aceitos, o tempo estimado para as apresentações é de 10 a 15 minutos, podendo ser reduzido para permitir discussões com a plateia.

 

  1. A pessoa proponente também deve indicar em qual ‘Área do Trabalho’ a proposta científica se enquadra melhor dentre as três áreas disponíveis:

 

a. Saúde/Clínica: Compreende trabalhos que abordam aspectos da sexualidade em diversas disciplinas, serviços e intervenções destinadas a promover, manter, monitorar e/ou manejar aspectos relacionados ao tema. Isso pode incluir contextos clínicos, ambulatoriais, hospitalares, de saúde pública, entre outros;

b. Educação em Sexualidade: Abrange atividades, projetos e pesquisas relacionados ao processo pedagógico de educar e esclarecer as pessoas sobre questões da sexualidade – tanto individuais quanto coletivas – visando a compreensão do tema ao longo da vida;

c. Sociossexualidade: Envolve trabalhos, pesquisas e projetos que lidam com questões da sexualidade considerando contextos sociais, culturais, situacionais, regionais, históricos, econômicos e outros que influenciam a vida das pessoas na sociedade. 

 

  1. O preenchimento dos demais campos deve ser feito de acordo com a atividade científica proposta e as informações das pessoas envolvidas no trabalho a ser apresentado. Para atividades que incluam a participação de mais de uma pessoa, como Mesas Redondas, Minicursos e Simpósios, a pessoa proponente deve incluir as demais pessoas participantes nas apresentações em  ‘Coautores‘.
  2. Com as informações de identificação do trabalho quanto ao título, modalidade e área, além das informações das pessoas envolvidas, a etapa final deverá ser concluída com o envio (upload) do arquivo PDF (Portable Document Format) que contenha o resumo do trabalho. As orientações da formação foram descritas neste documento em Normas para Elaboração dos Resumos.
  3. Para cada atividade científica, haverá entre uma (1) ou duas (2) pessoas responsáveis pela moderação, dependendo da natureza da atividade. Responsáveis pelo bom andamento das atividades da programação científica, essas pessoas moderadoras serão escolhidas pela Comissão Científica do CBSH com base na sua familiaridade com o tema da atividade. Não serão aceitas submissões feitas por pessoas que não estejam envolvidas nas apresentações.
  4. A Presidência do Congresso e a Comissão Científica reservam-se o direito de buscar esclarecimentos adicionais com as pessoas proponentes, além do resumo apresentado, para garantir a adequação, validade e viabilidade das propostas antes da avaliação final pela Comissão Científica.
  5. As propostas submetidas serão prontamente rejeitadas se alguma inconformidade for identificada, após uma avaliação preliminar que verificará o cumprimento das diretrizes específicas para submissão. As propostas rejeitadas não terão esclarecimentos por parte das pessoas envolvidas nas Comissões e Subcomissões do Congresso, Presidências do Congresso e/ou da Diretoria da SBRASH.
  6. Em termos específicos de não conformidade, os seguintes critérios resultarão na rejeição imediata dos trabalhos: seleção incorreta da modalidade, não aderência às configurações de número de participantes estipuladas para cada atividade, falta de informações das pessoas envolvidas na apresentação do trabalho e ausência de resumos ou resumos incompletos de acordo com as Normas para Elaboração dos Resumos presentes neste documento.
  7. A Comissão Científica reserva-se o direito de alterar a indicação da pessoa proponente para a ‘Área do Trabalho‘, caso identifique que uma submissão pode se encaixar melhor em outra área. Isso pode acontecer para que a submissão seja avaliada por especialistas na área correspondente.

 

Normas para Elaboração dos Resumos

  1. Os resumos das apresentações serão recebidos exclusivamente em formato PDF para garantir a integridade do conteúdo. Apenas os arquivos enviados pela plataforma serão considerados. Não serão aceitos resumos enviados por nenhum outro canal de comunicação.
  2. Para a formatação da estrutura das informações do arquivo, consulte os exemplos disponíveis no seguinte endereço: https://www.cbsh.org.br/site/modelos-de-resumos/ . Após concluir o arquivo no editor de texto de sua preferência, gere um arquivo em formato PDF, será esse arquivo que deve ser enviado no processo de submissão. O nome do arquivo deve ser o título da apresentação inserido no campo ‘Título do trabalho‘ durante o preenchimento do formulário de submissão. 
  3. Para a elaboração do resumo, não insira quaisquer informações que possam identificar as pessoas que participarão das apresentações. Essa orientação visa garantir a possibilidade de avaliação dos trabalhos por um sistema duplo-cego. O não cumprimento deste item acarretará na rejeição do trabalho.
  4. Todos os resumos submetidos ao congresso deverão seguir as normas estabelecidas abaixo. O tamanho máximo estabelecido para o resumo é de 400 palavras, sem contar título ou palavras-chave (espaços não contabilizados). Resumos acima do tamanho máximo estabelecido serão rejeitados, sem exceções.

 

MODALIDADE: Inserir qual modalidade se refere o respectivo resumo, sendo elas,  Conferências, Mesas Redondas, Minicursos, Simpósios, Discussão de Caso Clínico e Vivências, Temas Livres e Pôsteres.

 

TÍTULO: O título deve claramente definir o tema sem abreviações, sendo sucinto, como sugestão em no máximo 13 palavras para facilitar a leitura rápida. Deve estar formatado em negrito e não utilize todas as letras em maiúsculas. O título da apresentação inserido no campo ‘Título do trabalho‘ deve corresponder exatamente ao título que será descrito no arquivo. Para Mesas Redondas e Simpósios, no entanto, é necessário incluir tanto o ‘Título do trabalho‘ quanto o título específico da apresentação. Este último deve ser repetido nas páginas seguintes, garantindo que todos os resumos das apresentações sigam a mesma configuração.

 

ESTRUTURA DO RESUMO: Mantendo o tamanho máximo de 400 palavras (espaços não contabilizados), o principal propósito do resumo é oferecer uma visão geral clara e sucinta do conteúdo que será apresentado sobre o tema ou questão a ser discutida, destacando os resultados e/ou análises alcançadas, e incluindo uma conclusão. Deve-se seguir a lógica da apresentação de ideias, utilizando os modelos gerais sugeridos abaixo para sua estrutura. Não é necessário especificar esses itens na composição do texto, ou seja, fica a critério das autorias decidir se irão dividir o texto em parágrafos especificando o nome das divisões na estrutura do resumo:

 

  1. Formato de estudo científico, incluindo estudos de revisões: Introdução/Objetivo, Método, Resultados e Conclusões.
  2. Formato de Novas Ideias e Discussões Teóricas e Conceituais: Introdução, Proposta/Objetivo, Análises/Discussões, Conclusões/Recomendações
  3. Formato para Minicursos: Introdução/Objetivo, Conteúdo Programático, Metodologia, Material de Apoio, Expectativas de Desenvolvimento.
  4. Formato para Discussão de Casos Clínicos: Introdução, Apresentação do Caso, Discussão e Conclusão.
  5. Formato para Vivências: Introdução/Descrição, Objetivos, Metodologia, Reflexão e Considerações Finais.

 

PALAVRAS-CHAVE: É necessário fornecer entre três (3) e cinco (5) palavras-chave para o resumo, em minúscula, separadas por ponto e vírgula (;). Todas as palavras-chave devem estar formatadas em minúscula, exceto nomes próprios e siglas. Essas palavras-chave devem ser selecionadas a partir do tesauro (thesaurus) da sua familiaridade e campo de pesquisa. Sugere-se: Thesaurus da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação e Ciências da Saúde (BIREME), entre outros importantes.

 

  1. Para atividades que incluam a participação de mais de uma pessoa, como Mesas Redondas e Simpósios, cada apresentação que compõem essa atividade deve conter seu próprio resumo. Assim, a mesma sequência das pessoas durante o processo de submissão de trabalhos, que compõem as apresentações, deve ser utilizada na mesma correspondência à ordem dos resumos que estará no arquivo. Portanto, exemplificando, se a Mesa proposta inclui três (3) pessoas que irão apresentar, deve ser submetido um (1) arquivo em formato PDF contendo os três (3) resumos diferentes, correspondendo a cada uma das pessoas autoras na mesma ordem utilizada no processo de submissão. Os resumos devem estar em páginas separadas. No exemplo citado, o arquivo final terá três páginas, cada uma contendo o resumo de uma apresentação específica.
  2. Conferências, Minicursos, Discussões de Casos Clínicos, Vivências, Temas Livres e Pôsteres devem ter apenas um (1) resumo submetido, ou seja, será uma (1) página contendo o resumo.

 

Avaliação dos Resumos Submetidos

  1. O CBSH tem um comprometimento especial com políticas de inclusão e diversidade, especialmente aquelas relacionadas à diversidade sexual e de gênero, etnia, deficiência e idade. Resumos que contenham perspectivas promotoras de preconceitos e discriminação, como classismo, racismo, intolerância religiosa, xenofobia, homofobia, transfobia, machismo, sexismo e/ou misoginia, serão rejeitados imediatamente. A configuração humana das Comissões envolvidas na execução do CBSH foi projetada para assegurar que o funcionamento do evento seja acolhedor e respeitoso com todas as pessoas.
  2. Em situações em que não esteja clara a lógica da apresentação de ideias, utilizando os modelos gerais sugeridos nas Normas para Elaboração dos Resumos, o resumo será automaticamente rejeitado.
  3. Todos os resumos submetidos ao congresso serão avaliados pela Comissão Científica. No entanto, a SBRASH, entidade diretora e promotora do evento, reserva-se o direito de indicar apresentações estratégicas, como exemplo algumas das Conferências ou outras atividades científicas, a fim de alcançar os objetivos estratégicos do evento, sendo tais atividades aprovadas pelas Presidências do Congresso e/ou Comissão Científica. Caso as propostas submetidas não atinjam avaliações satisfatórias, caberá à Diretoria da SBRASH, à Presidência do Congresso e/ou à Comissão Científica indicar e preencher as atividades disponíveis.
  4. Os resumos submetidos e confirmados nas respectivas inscrições pagas serão avaliados pela Comissão Científica por meio de um sistema duplo-cego. Portanto, o corpo do resumo não deve conter informações sobre o autor, a instituição ou qualquer outra informação que possa identificar a origem do trabalho.
  5. Para os resumos submetidos de atividade científica na modalidade Temas Livres e Pôsteres, a Comissão Científica será responsável por determinar se a proposta submetida será apresentada como Tema Livre ou Pôster.

 

Critérios para Avaliação dos Trabalhos Submetidos

Os critérios utilizados para avaliação dos trabalhos submetidos estão listados abaixo. Eles serão pontuados em uma escala de 1 a 5, sendo 1 a pontuação mais baixa e 5 a mais alta.

  1. a) Relevância: Avalia em que medida a proposta aborda um tema relevante e atual dentro da área da sexualidade.
  2. b) Originalidade: Avalia em que medida a proposta apresenta novas ideias, abordagens ou perspectivas inovadoras.
  3. c) Clareza/Organização: Avalia a estrutura e apresentação das informações na proposta, considerando se estão claras e bem organizadas.
  4. d) Coerência: Avalia se a proposta demonstra uma conexão lógica e consistente entre as ideias e os argumentos apresentados.
  5. e) Contextualização Brasileira: Avalia o impacto da proposta em contribuições para lidar com desafios ou lacunas específicas nas áreas de saúde, educação e social ou contribuir para o avanço do conhecimento, levando em consideração as particularidades sociais, culturais, econômicas e políticas do Brasil. 
  6. f) Tema do Congresso: Avalia em que medida a proposta está alinhada com o tema do CBSH 2024 “Sexualidade como ciência, educação e ações sociais integrativas”.
  7. g) Cientificidade: Avalia a fundamentação teórica da proposta, assim como a utilização de métodos e abordagens teóricas e científicas para responder ao tema apresentado.
  8. h) Impacto Social: Avalia o impacto da proposta na sociedade, considerando sua relevância, contribuição para a conscientização, mudança de comportamento e benefícios para indivíduos e comunidades.

 

Confirmação do Aceite, Publicação dos Resumos e Premiações

  1. Todos os resumos das propostas submetidas serão avaliados para determinar se farão parte das atividades científicas do congresso. Com a aprovação da Comissão Científica, as autorias serão informadas do aceite e os resumos dessas atividades serão publicados no Livro de Resumos do Congresso com um ISBN (International Standard Book Number) próprio. O Livro está programado para ser divulgado no primeiro dia do evento.
  2. A Comissão Científica, com o objetivo de garantir a revisão de erros de digitação, linguísticos e gramaticais durante o processo editorial do Livro de Resumos, reserva-se o direito de realizar pequenos ajustes no texto final a ser publicado. Caso seja necessário fazer algum ajuste, as autorias cujos textos originais foram modificados receberão uma versão em formato PDF para aprovação antes da publicação final do Livro de Resumos. A não resposta desta comunicação por parte dessas pessoas será interpretada que a alteração foi autorizada.
  3. Todas as propostas submetidas e aprovadas não terão direito a subsídios ou benefícios de inscrição, transporte e/ou hospedagem.
  4. Todas as propostas submetidas e aprovadas receberão certificados de participação, tanto impressos (entregue após a atividade) quanto digitais (disponíveis na plataforma de inscrição em até seis (6) meses), contendo o título da atividade, a modalidade da atividade realizada, o nome da pessoa que a apresentou e os nomes das demais pessoas envolvidas, se houver. Embora possam ter outras pessoas envolvidas, apenas um certificado físico será impresso para a pessoa responsável pela apresentação da proposta submetida e aceita.
  5. Os resumos serão selecionados pela Revista Brasileira de Sexualidade Humana (RBSH) – classificação B1 no Qualis/CAPES – e aqueles considerados de grande interesse, serão convidados pela Equipe Editorial para uma publicação integral no periódico, seguindo as normas e diretrizes de publicação da RBSH. A seleção será divulgada no encerramento do evento.
  6. As propostas submetidas e aceitas nas modalidades de Mesas Redondas, Simpósios, Temas Livres e Pôsteres serão avaliadas individualmente pela Diretoria da SBRASH para concorrerem à premiação dos três melhores trabalhos científicos, divididos nas ‘Área do Trabalho’: (a) Saúde/Clínica; (b) Educação em Sexualidade; (c) Sociossexualidade. O edital que descreve o processo de avaliação e premiação está em desenvolvimento. Totalizando nove (9) trabalhos premiados, as pessoas vencedoras serão anunciadas durante o encerramento do evento.
  7. Todas as propostas submetidas e aprovadas receberão certificados de participação, tanto impressos quanto digitais, contendo o título da atividade, a modalidade da atividade realizada, nome da pessoa que apresentou e os nomes das pessoas envolvidas, se houver. Embora possam ter outras pessoas envolvidas, somente será impresso um (1) certificado físico para a pessoa responsável pela apresentação da proposta submetida e aceita.
  8. As propostas recusadas nas modalidades Conferências, Mesas Redondas, Simpósios, Discussão de Caso Clínico poderão ser submetidas novamente de maneira individual para as modalidades Temas Livres e Pôsteres. Isto somente deve ser feito pelas pessoas que receberam a recusa das propostas enviadas, respeitando a data limite do encerramento para o recebimento dessas modalidades.
  9. As propostas recusadas não receberão nenhum tipo de esclarecimento por parte das pessoas envolvidas nas Comissões e Subcomissões do Congresso, Presidências do Congresso e/ou da Diretoria da SBRASH sobre a recusa, tampouco informações detalhadas sobre a avaliação realizada e os motivos da não inclusão no programa.

 

 

Formato das Apresentações e Pôsteres

  1. As orientações e diretrizes a respeito de Pôsteres e Apresentações de Temas Livres serão definidas e divulgadas em breve.

 

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR O SEU TRABALHO

Dúvidas e Suporte Técnico

Em caso de dúvidas ou dificuldades durante a utilização da plataforma de submissão, por favor entre em contato pelo e-mail temaslivres@lcomunicacao.com

.